quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A Renovação da Águia

Tem um texto muito bonito, que fala que a águia precisa perder penas, garras e o bico, para viver muito mais. É tão bonito que é muito usando como texto motivacional.Sempre fiquei na dúvida se a história era real ou não, por ter certos pontos aparentemente exagerados, como uma águia viver 70 anos, ou a ave ficar vários dias sem se alimentar esperando o bico novo crescer, por exemplo.

Pesquisando na net encontrei o site http://www.e-farsas.com/ que procura desvendar estes emails que recebemos sempre (por exemplo, ajuda a crianças com cancer, que a cada email encaminhado a criança vai receber 3 centavos, não não recarregue seu celular com ele ligado...).

Segue abaixo a história da águia para relembrarem, e a explicação do e-farsas sobre esta linda, porém falsa, história. Link desse artigo: http://www.e-farsas.com/artigo.php?id=66

---> HISTÓRIA <----

(O VÔO DA ÁGUIA - Na decisão de uma ave, um ensinamento para nós) A águia, a ave que possui a maior longevidade da espécie, chega a viver a 70 anos.

Mas, para chegar a essa idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma séria decisão.

Aos 40 anos, está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar as suas presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva, apontando contra o peito. As asas estão envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já é tão difícil! Então, a águia só tem duas alternativas: morrer... ou ... enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias.

Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo, sem contar a dor que terá que suportar.

Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas velhas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E só após cinco meses sai para o famoso vôo de renovação e para viver então, mais 30 anos.

Em nossa vida, muitas vezes temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes, e outras tradições que nos causam dor.

Somente livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz.

Pense nisso! Autor Desconhecido

----> EXPLICAÇÃO <----

Pesquisas!

Vira-e-mexe esse texto aparece em nossas caixas de entrada e, na maioria das vezes, ainda vem em uma chatíssima apresentação de Power Point! Essa é mais uma história usada para levantar a auto-estima do pessoal e que, geralmente, a gente ouve nas palestras motivacionais por aí!

Resumindo: Tirando as imagens lindas que acompanham o slide, o texto mostra que devemos fazer como as águias que, depois viver 40 anos, se recolhe na sua solidão, arranca todas as suas penas e quebra o seu bico. Depois de fazer essa "atrocidade" com ela mesma, a águia renasce com novas penas e novo bico e começa tudo de novo!

Incrível né? Porém, irreal!

Lendo o texto, algumas perguntas vêm à mente:

Quantos anos vive uma águia?

O texto não especifica o tipo da águia, também não diz qual o país em que ela vive. Isso é normal nos boatos que circulam pela web: textos que não são muito específicos, que não informam com exatidão. O fato é que no Brasil, temos a águia-pescadora, ou pesqueira e ela vive 30 anos, em média. Aliás, essa é a média de vida de todas as águias conhecidas no mundo.

As águias arrancam as próprias penas?

Essa história de que ela arranca todas as penas do corpo não foi comprovada pela ciência. Esse mito pode ser desmentido em vários sites especializados em aves. Um deles é o Centro de Estudos Ornitológicos, onde o editor Luiz Fernando de Andrade Figueiredo afirma, sem sombra de dúvidas, que essa história é falsa.

Também podemos nos apoiar no artigo do presidente da APF (Associação Paulista de Falcoaria), André Bizutti. André conta em seu texto que a águia, assim como a maioria das aves, troca as suas penas gradativamente ao longo de sua vida e essa troca se dá uma vez por ano, entre a primavera e o verão.

Quanto ao seu bico, ela também não tem esse "costume" de quebra-lo. O bico cresce constantemente e a águia o apara naturalmente, enquanto come as suas presas. Além disso, uma ave não conseguiria ficar tantos dias sem se alimentar, como afirma o e-mail.

O que apuramos em nossas pesquisas é que não só a águia como nenhum outro animal no planeta (com a exceção de alguns humanos esquisitões!) pratica a automutilação. A perda de penas e quebra de unhas e bico pode acontecer com algum bicho que esteja preso em cativeiro e/ou sofre uma enorme quantidade de estresse. Na natureza, ou seja, o bicho solto em seu habitat natural nunca se mutila, ainda mais para se renovar, como afirma o texto!

Outro trecho do e-mail afirma que a águia, em determinada época de sua vida, se recolhe em um ninho solitário para começar o seu processo de renovação. Só pra constar: as águias são criaturas solitárias por natureza, portanto, mais uma derrapada do autor.

E como surgiu essa história?

É possível que o autor desse texto, que tem versões em inglês e francês, tenha se baseado em duas fontes:

Uma delas é a bíblia. Em Salmos, capitulo 103, versículos 3, 4 e 5, há uma trecho que diz o seguinte: ... Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; ... quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia...

E no Livro de Jó, capitulo 39, versículo 27:

Ou se remonta a águia ao teu mandado, e põe no alto o seu ninho?

E a outra fonte de inspiração para a criação dessa história pode ter sido a mitologia grega, com a famosa história da Fênix, uma ave muito parecida com a águia, que depois de morrer queimada renasce das cinzas, para morrer novamente no dia seguinte e renascer de novo!

Abaixo, uma das versões em PPS:

http://www.slideshare.net/renatosiqueira/renovao-das-guias?src=embed

Conclusão!

Bom, apesar de não ser real, o texto tem a o propósito de aumentar a auto-estima de quem o lê e deve ser usado como tal! Apenas recomendamos que, na próxima vez que você for repassar essa ou outras histórias bonitinhas, dá uma pesquisada antes!

Sites Pesquisados

- Rumo ao Sucesso - - Lenda da Águia - - Livro de Jó - - Livro dos Salmos - Salmos - - A Lenda da águia e Jung - - Mitos sobre as aves (Inglês) - - Wikipédia - Águia - - Wikipédia - Fênix - - Mito Fênix - - Mito da Águia - Falcoaria -

2 comentários:

Anônimo disse...

Olha acabei de receber um mail desses da águia e vim ao google procurar se era verdade ou não ai achei o seu artigo que me foi bastante útil, bem que tava achando essa história da águia muitoooo estranha,mais vale se informar mesmo do que acreditar em tudo!

Anônimo disse...

Olha cara
Eu quero so dizer que a biblia nao pode ser responsabilizada pelo que falam por aí.
Ela só diz que as aguias se renovam. Ela nao dar detalhes. Eu considero a biblia um livro extraordinario.
Eu nao me importo com o que os outros acrescentam. Eu aprendo muito com esse livro.
Julio Neto

Veja Também!